Na última semana de setembro o município de Piracaia foi destacado na Capital Federal. Tal referência deu-se especialmente por alguns desenhos de alunos piracaienses participantes do concurso durante a Piracaia Tchequia Week, realizada em março. Os trabalhos premiados foram selecionados para uma exposição na Residência Oficial da embaixadora da Republica Tcheca Pavla Havrikova, durante a data nacional deste país. “Fiquei muito contente com o convite da embaixadora para expor os trabalhos em sua residência.
Principalmente por reconhecer o trabalho manual das crianças e depois por apresentar um capitulo da cidade para novos públicos, como políticos e diplomatas“, afirma Marcos Oliveira, idealizador da Tchequia Week.
Durante Tchequia Week, uma das ações realizadas foi um concurso de desenhos com alunos das escolas estaduais Elza Peçanha de Godoy e José Siqueira Bueno, além da Escola Municipal Marie Bata. As crianças foram convidadas a desenvolver sua compreensão sobre o visionário e empreendedor Jan Antonín Baťa e sua contribuição a cidade e para Batatuba, bairro fundado fundado por ele.
Os trabalhos foram avaliados por uma comissão técnica que considerou originalidade, criatividade e a conexão temática proposta. 22 trabalhos foram expostos em Brasília. Os alunos participantes do concurso receberão os certificados de premiação e os prêmios para os primeiros colocados durante cerimônia a ser realizada na sede da Prefeitura de Piracaia e na Escola Municipal Marie Bata ainda em novembro.
“O histórico da família Bata é muito importante para a República Tcheca. As ações educativas com crianças são formas de reverberar a história e legado de Jan Antonin Bata, um dos empresários mais importantes da Tchecoslováquia e um grande visionário. A receptividade da exposição foi ótima e deu um toque muito sentimental à nossa festa nacional. E contar com a presença da Sra. Dolores Bata, neta de Jan Antonín que passou uma parte de sua vida em Batatuba, foi muito especial”, afirma Pavla Havrlíková, embaixadora da República Tcheca no Brasil.
Além de embaixadores e embaixadoras residentes em Brasília, o evento contou com a presença de representantes do governo brasileiro, empresários e de comunidades tchecas espalhadas pelo Brasil como Nova Andradina, Batayporã e Rio Grande do Sul. Além de Dirceu Cardoso, presidente do Núcleo de Memória de Piracaia. Todos puderam apreciar o tradicional goulash, doces típicos e degustação da Becherovka, licor nacional feito em Karlovy Varia na Tchequia, misturado com sementes de anis, canela, em total 32 ervas, vendido primeiramente em 1807.
A Piracaia Tchéquia Week aconteceu em março/2024 e foi organizada pela agência Redescobrindo Ideias. Teve o patrocínio da Associação Isso é Piracaia e o apoio institucional da Embaixada da República Tcheca em Brasília e o Consulado Geral em São Paulo; Visit Tchequia, União Cultural Tcheco Brasileira, Comtur Piracaia, Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de Piracaia e Núcleo de Memória Jan Antonin Bata. Foram parceiros de mídia: Turismo SA e Piracaia Hoje.
100 anos de Kafka
No plano cultural, a embaixadora destacou o foco na arquitetura tcheca moderna com a elaboração de projetos entre as universidades tchecas e brasileiras, tanto em intercâmbios estudantis como em projetos conjuntos que estão contribuindo positivamente para elevar as relações entre os dois países a um novo patamar. Para celebrar os 100 anos da morte do escritor praguense Franz Kafka, a embaixada, juntamente com os consulados e instituições culturais em todo o Brasil, homenagearão o escritor em vários lugares.
Em março de 2025 acontecerá a exposição “Kafka em movimento” no CCBB de Brasília. Além disso, no campo cultural, em 2025 completam-se 60 anos da morte de Jan Antonin Bata, e que vai inspirar uma sequência de eventos com os parceiros públicos e privados aqui e na República Tcheca.