A Embratur e o Sebrae lançam, neste sábado (28), a campanha publicitária “Visite o Brasil. É indescritível”, que promoverá os destinos nacionais na América do Sul. Destinada aos mercados turísticos da Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Paraguai, as peças serão divulgadas em sites e redes sociais de 28 de setembro a 28 de novembro e irão apresentar praias cristalinas e paradisíacas, gastronomia, natureza, sustentabilidade e diversidade cultural em um país ideal para passar as férias e feriados prolongados. A campanha também promoverá resorts e experiências de luxo, com a intenção de ampliar o tíquete médio e tempo de permanecia no país.
O anúncio será feito pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também no dia 28, primeiro dia da Feira Internacional de Turismo (FIT) América Latina 2024. O evento em que o Brasil será o país homenageado e terá um pavilhão inteiro para divulgar destinos vai até terça-feira (1º), e acontece em Buenos Aires, capital argentina. São parceiros da Embratur e do Sebrae na campanha as agências online de viagem (OTAs) Despegar, que no Brasil usa o nome fantasia Decolar, All Seasons, Ola e Al Mundo.
Os filmes mostram dois turistas internacionais que acabaram de voltar de férias do Brasil e relembram as experiências. E ao lado de outras peças, a campanha revelará paisagens e experiências em Muro Alto (PE), Praia do Forte (BA), Búzios (RJ), Florianópolis (SC) e Gramado (RS).
“A nova campanha traduz com precisão o que é vivenciar o Brasil. Nossos destinos oferecem uma experiência intensa, transformadora e de uma beleza que é, de fato, indescritível”, afirma Freixo.
“Vamos mostrar que somos ricos em diversidade. Que aqui você encontra praias paradisíacas, montanhas, natureza exuberante, cidades muito ricas em história e cultura. Convidamos todos os nossos irmãos da América Latina a conhecerem o Brasil, e estamos de braços abertos para recebê-los”, completa.
Conforme consta no Portal de Dados da Agência, o número de chegadas de turistas sul-americanos nos aeroportos brasileiros foi de 1.032.931, de janeiro a agosto de 2023, para 1.282.861, no mesmo período deste ano, um crescimento 24,2%. É baseada nesse potencial que a campanha mostra o Brasil como destino ideal para quem busca aproveitar o tempo livre e viver momentos inesquecíveis, com toda a diversidade de experiências das praias do Nordeste às montanhas do Sul do país, e infraestrutura de hotéis e resorts.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, explica que o objetivo da ação é ampliar o número de visitantes que chegam ao Brasil. “A campanha destaca a paixão do Brasil e traz o que temos de mais importante: a nossa cultura e nossa diversidade. Santa Catarina (SC) traz atrativos especiais, como Florianópolis, já famosa pelas suas praias exuberantes. Hoje no Brasil, existem 1,78 milhão de empresas no setor do Turismo. Desse total, 97,4% são de pequenos negócios. Onde tem turismo, têm pequenos negócios. A promoção do setor significa gerar mais inclusão, emprego e renda para o povo brasileiro. Essa é a estratégia de estreitar as relações com os nossos irmãos da América do Sul”, enfatiza.
Além da campanha online, a ação envolverá ativação em veículos de mídia e parceria com o trade na Argentina, país que é o maior emissor de turistas internacionais para o Brasil e que, atualmente, conta com 12 companhias aéreas que operam voos diretos para destinos no Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. A previsão é de um aumento recorde nesta conectividade ainda no primeiro trimestre de 2025.
“Uma experiência indescritível”
A campanha para a América Latina mostra uma diversidade de destinos brasileiros perfeitos para passar férias. Um deles é Florianópolis (SC), já consagrada como um dos principais destinos de ecoturismo e sustentabilidade do Brasil. Já o estado da Bahia é apresentado na ação com as praias, cultura rica, gastronomia diversa e com influências indígenas, africanas e portuguesas, paisagens naturais deslumbrantes e um povo alegre e hospitaleiro.
Pernambuco, por sua vez, é promovido por abrigar alguns dos trechos mais deslumbrantes do litoral brasileiro. Praias como Porto de Galinhas e Ipojuca encantam os visitantes com suas piscinas naturais e vida marinha diversificada, perfeitas tanto para relaxar quanto para praticar atividades ao ar livre, com uma seleção de hotéis e resorts que combinam conforto e sofisticação em meio à natureza.
Outro destino, Búzios (RJ) é apresentado nas peças como uma cidade que une o charme de suas praias paradisíacas à sofisticação da infraestrutura hoteleira, uma combinação perfeita para quem busca sol, mar e conforto. Com suas águas cristalinas e calmas, Búzios oferece uma atmosfera relaxante onde os visitantes podem desfrutar de dias ensolarados à beira-mar.
Gramado (RS), por sua vez, é exibido para os ‘vizinhos’ como um destino charmoso e relaxamento em meio à natureza com seu clima ameno e paisagens deslumbrantes. Conforme a campanha, Gramado é o cenário ideal para o turismo wellness, que combina luxo e conforto com uma imersão profunda em práticas que promovem saúde física e mental, além de recarregar as energias em um ambiente sereno e sofisticado.
América do Sul em números
O Brasil já recebeu mais de 2,6 milhões de turistas da América do Sul em 2024. O número representa um crescimento de 6% em relação ao período de janeiro a agosto do ano passado. Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Peru estão entre os principais emissores de turistas internacionais para os destinos brasileiros.
Fonte: Embratur