Em uma reunião realizada em Nova York, a Ministra das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Argentina, Diana Mondino, e o Secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, David Lammy, discutiram uma série de temas relacionados às Ilhas Malvinas e sua conexão com o resto do mundo.
Como informa o Aviacionline, entre os tópicos abordados, um dos principais foi a retomada dos voos que ligavam as Ilhas Malvinas a São Paulo, operados pela LATAM Airlines Brasil, incluindo uma escala mensal em Córdoba.
Esses voos, que começaram a ser realizados em 20 de novembro de 2019, interromperam suas operações em março de 2020 devido ao início da pandemia. As aeronaves Boeing 767-300ER tinham capacidade para 221 passageiros, divididos em 30 lugares na classe Executiva e 191 na classe Econômica, mas o maior apelo da rota era para o espaço de carga.
O itinerário original previa que todas as quartas-feiras a aeronave partisse de São Paulo-Guarulhos e, na segunda quarta-feira de cada mês, realizasse uma escala em Córdoba, voltando a fazer o mesmo trajeto na terceira quarta-feira após visitar as Malvinas.
A demanda por uma segunda conexão aérea regular já era solicitada há anos pelo governo das Ilhas Malvinas, que atualmente conta apenas com voos da Força Aérea Real partindo da Base Aérea de Brize Norton, em Oxfordshire, com parada na Ilha de Ascensão.
A nova rota com partida de São Paulo abre uma importante janela de comunicação, uma vez que o Aeroporto de Guarulhos é considerado o principal hub da América do Sul. A conexão com Córdoba é igualmente vantajosa, dado o grande potencial da rede doméstica e regional que se expande a partir deste aeroporto.
Contudo, a rota ainda não foi solidificada. Dados da ANAC Brasil indicam que, entre novembro de 2019 e março de 2020, apenas 1.178 passageiros voaram entre São Paulo e as Ilhas Malvinas, enquanto 199 passageiros embarcaram de Córdoba. O total de carga transportada foi de 26.069 kg.
Em março de 2023, o governo do então presidente Alberto Fernández retirou a permissão da LATAM Brasil para operar esses voos após o fim do acordo Foradori-Duncan, assinado em 2016, que havia facilitado a exploração de recursos naturais nas Ilhas Malvinas e ajudado a promover conexões aéreas com outros países.
Quando questionada pela Aviacionline sobre o reinício dos voos entre São Paulo, Córdoba e as Ilhas Malvinas, a LATAM declarou que, no momento, não possui informações disponíveis sobre o assunto.
A expectativa é de que este reencontro propicie novas oportunidades de comércio, turismo e intercâmbio cultural não apenas para as Ilhas Malvinas, mas também para a Argentina e o restante da América do Sul, ampliando assim as conexões marítimas e aéreas entre as nações.