O Embaixador da República da Guiné-Bissau no Brasil, M’bala Fernandes, foi recebido no Ministério da Justiça e Segurança Pública, pelo Ministro Ricardo Lewandowski.
Na ocasião, falaram sobre a cooperação entre a Guiné-Bissau e o Brasil, no domínio da justiça e da segurança pública, igualmente foram traçadas novas parcerias tendo em consideração os novos desafios e os problemáticas que desafiam a segurança interna e continental.
As novas parcerias de cooperação entre o Ministério da Justiça e da Segurança Pública do Brasil e os Ministérios do Interior e da Justiça e dos Direitos Humanos da Guiné- Bissau, foram abordados no âmbito da cooperação sul- sul.
A aposta na formação contínua, na capacitação e no equipamento das forças policiais e de segurança, principalmente, a modernização da policia Judiciária guineense, constitui a pauta principal da agenda da visita.
O Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação – ABC, entre vários projetos e programa , criou em 2009 a Escola Nacional de Policia em Bissau – Centro de Formação da Força de Segurança da Guiné- Bissau, considerada com a “Jóia emblemática da cooperação entre a Guiné – Bissau e o Brasil.
Desde da sua criação, a entidade formou mais de 1500 policiais guineenses, segundo os dados da ABC – que engloba a Polícia da Ordem Pública ( POP) , Polícia Judiciária (PJ ) , Guarda Nacional ( GN), Serviços de Informação e Segurança ( SIS).
Fonte: Embaixada da Guiné-Bissau.