A Embaixada do Cazaquistão no Brasil comemorou do “Dia da República”. Na ocasião o embaixador Bolat Nussupov enfatizou que a conquista da soberania do país que deu um rápido salto em seu desenvolvimento socioeconômico e político”. A atenção principal, em sua fala, foi dada às principais disposições do discurso de setembro do líder cazaque ao povo do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, bem como às áreas prioritárias do atual desenvolvimento das relações bilaterais entre o Cazaquistão e o Brasil.
Foram observados, em particular, os resultados bem-sucedidos das sextas consultas políticas realizadas em maio deste ano na capital brasileira, bem como o conteúdo da próxima terceira reunião do Conselho Empresarial, que será realizada em Porto Alegre em outubro deste ano.
O Embaixador Nussupov também anunciou a próxima visita a Astana, em novembro deste ano, da delegação parlamentar do Congresso Nacional do Brasil para participar da primeira reunião dos grupos de amizade nas câmaras baixas dos Parlamentos dos dois países.
O evento comemorativo da data nacional contou com a presença de representantes da Administração Presidencial, do Congresso Nacional, de órgãos do governo brasileiro, de empresas brasileiras líderes, de chefes de missões diplomáticas e de organizações internacionais acreditadas no país anfitrião, bem como de especialistas do meio acadêmico e da mídia.
Briefing – Na embaixada do Cazaquistão foi realizado um briefing para representantes da mídia brasileira, dedicado às reformas políticas do chefe de Estado Kassym-Jomart Tokayev, contidas em seu pronunciamento ao povo do país, intitulado “Cazaquistão Justo: lei e ordem, crescimento econômico, otimismo social,” de 2 de setembro de 2024. A agenda da reunião também incluiu a discussão dos resultados dos Quintos Jogos Mundiais Nômades.
Em sua apresentação, o embaixador Nussupov, informou os jornalistas sobre as principais conquistas do Cazaquistão ao longo dos anos de independência. A atenção foi dada aos pontos-chave do pronunciamento do Líder cazaque ao povo do Cazaquistão, destinados a fortalecer a participação de todas as categorias de cidadãos na modernização sistêmica do Estado, na reinicialização da economia e no aumento do bem-estar da sociedade.