O Embaixador do Chile no Brasil, Sebastian Depolo Cabrera, recebeu convidados na sede da Embaixada em Brasília para comemorar o Dia Nacional de seu país. Na ocasião várias autoridades e embaixadores marcaram presença . A Embaixadora Brasileira Gisela Padovan, representando o governo brasileiro, foi homenageada na ocasião. A culinária chilena, música e cultura foram os pilares da recepção em Brasília.
O embaixador Sebastian Depolo enfatizou as excelentes relações com o Brasil e informou sobre as várias visitas bilarerais entre os dois países e o diálogo aberto entre Chile e Brasil com o apoio do Presidente Lula para esta relação que já é bastante sódida, mas cresce ainda mais a cada dia.
Sobre as Fiestas Patrias no Chile :
Um pouco de história
As Fiestas Pátrias do Chile oficialmente são somente dois dias, no entanto os chilenos costumam começar a celebração quando o calendário marca a chegada de setembro. A festa abrange os dias 18 e 19 de setembro, dias que são feriados para todos os chilenos. Esses dias são “irrenunciáveis”, isso quer dizer que todos os cidadãos devem descansar do seu trabalho, a menos que o seu trabalho seja necessário para o funcionamento do país ou atividades de serviço como restaurantes e hotéis, entre outros.
O dia 18 marca o aniversário do Primeiro Conselho de Administração do Governo, que ocorreu em 1810, a qual – segundo historiadores- daria início ao processo de independência. No entanto, no dia 19 celebramos as Glórias do Exército, comemoração que é oficial desde 1832, porém existem registros desde 1817.
Celebração em todas as partes
Durante as Fiestas Pátrias, as praças, os parques e sítios do Chile se transformam em lugares tradicionais onde se instalam barracas de artesanato, carros de gastronomia típica chilena, pistas de dança e música ao ar livre. Isto somando a que setembro é um mês de temperaturas cálidas e moderadas que colocam fim ao inverno chileno e abre as portas para a primavera.