Embaixada da Polônia comemora 80º Aniversário do Levante de Varsóvia com concerto musical

Conhecido como o “Embaixador do jazz polonês” (Jazz Forum Magazine 12/2012), é um dos músicos de jazz poloneses mais tocados no exterior.

 O Encarregado de Negócios da Polônia no Brasil, Maciej Brodowicz, e diplomatas da polonia, organizaram um evento  na Embaixada em Brasília, na noite de 26 de agosto, para uma recepção musical com a participação do famoso pianista e compositor polonês, Artur Dutkiewicz. que está em turnê pelo Brasil .

 

  Artur Dutkiewicz

Conhecido como o “Embaixador do jazz polonês” (Jazz Forum Magazine 12/2012), é um dos músicos de jazz poloneses mais tocados no exterior.

Graduou-se com louvor no Departamento de Jazz da Academia de Música de Katowice na classe de composição e arranjo, e já se apresentou em mais de 70 países ao redor do mundo, desde os EUA, passando pela Europa, África, Médio e Extremo Oriente, até à Austrália e Nova Zelândia.

Vencedor de vários concursos musicais na Polônia e no estrangeiro, foi finalista do prestigiado Concurso Internacional Thelonious Monk em Washington, e o primeiro músico de jazz polonês a ter seu recital no MIDEM em Cannes em 1988, com transmissão na Rádio França.

Artur Dutkiewicz se apresenta solo e lidera sua própria banda, Artur Dutkiewicz trio há muitos anos. Desde 1987, ensina piano nos Workshops Internacionais de Jazz em Puławy e Chodzież e frequentemente faz parte do júri do Concurso Internacional de Pianistas de Jazz em Kalisz.

Sobre o Levante de Varsóvia

No dia 1º de agosto, há oitenta anos, o levante de Varsóvia emergiu. Planejado para durar apenas alguns dias, ao longo de dois meses, dezenas de milhares de pessoas de todas as cidades se levantaram para lutar pela liberdade da pátria polonesa. Nos combates, e como resultado da pacificação subsequente, mais de cento e cinquenta mil pessoas pederam suas vidas.

“Aquelas que sobreviveram passam para as novas gerações as reflexões do humanismo, tolerância e amor por seu país e pela cidade de Varsóvia, e hoje, nos reunimos para honrar a memória dos insurgentes e dos habitantes civis da capital, que com sua coragem e determinação, deram um exemplo de patriotismo da mais alta ordem. Honra e glória aos heróis!” disse o diplomata.

 

 

 

Sair da versão mobile