Em um jantar para convidados seletos, para cerca de 80 pessoas, a Embaixadora Elizabeth Frawley recebeu a ex- presidente da Irlanda, Mary Robinson. Na ocasião também esteve presente a cantora brasileira e ativista, Daniela Mercury. Além de embaixadores estrangeiros, membros do Itamaraty, da ONU, da ACNUR . A Embaixadora da Irlanda Fiona Flood, fez parte da recepção do evento e foi a articuladora da vinda de Mary ao Brasil.
Foi a primeira mulher presidente da Irlanda , entre 1990 até 1997 e alta comissária das nações unidas para direitos humanos.
Destacada advogada, Robinson tornou-se membro do senado irlandês e, nas eleições presidenciais venceu pelo Partido dos Trabalhadores da Irlanda e pelos senadores independentes, tornando-se a primeira presidente do sexo feminino e o primeiro presidente eleito sem o apoio do Fianna Fáil.
Em seu discurso a ex- presidente agradeceu a embaixadora Fiona e a Embaixadora Elizabeth pela recepção, Fiona Flood também a recebeu em São Paulo quando ela se encontrou com ministros mas se encontraria com o Presidente Lula e não aconteceu devido a tragédia no Rio Grande do Sul. Mary agradeceu a diversidade de pessoas presentes no jantar, e mencionou a importância dos ativistas para o clima.
Falou sobre a importância do Brasil e as responsabilidades do Brasil com o mundo , como organizador da COP 30 , que segundo ela será a COP mais importante após a COP 15 . ”O Brasil pode encorajar outros membros do G20 na pauta ambiental, o Brasil é protagonista, afirmou Robinson”
O mundo precisa de líderes que transformem o mundo e a agenda ambiental é uma prioridade, acrescentou Fiona Flood.