Cuba introduz sistema de visto eletrônico para turistas

O Governo de Cuba lançou um novo sistema de visto eletrônico. Válido desde o dia 1° de agosto, o documento agora digital chega para substituir o tradicional cartão físico de turista, que foi introduzido em 1993 e tinha válidade de 90 dias.

Para conseguir o “E-Visa Cuba”, é preciso preencher um formulário online ou ir presencialmente no consulado de São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. O anúncio do visto eletrônico ocorreu em maio e a introdução aconteceu agora em agosto. Por conta disso, o cartão de turista físico ainda valerá até 31 de dezembro de 2024. Em outras palavras, o visto eletrônico já está em vigor e pode ser muito bem emitido, mas a obrigatoriedade só valerá mesmo a partir de 2025.

Pedido de e-Visa permite que os viajantes obtenham digitalmente permissão para entrar no país, simplificando o processo de coleta de documentos e envio por meio do consulado. A mudança é uma parte importante dos esforços do Ministério das Relações Exteriores e do Departamento de Imigração para agilizar o processo de entrada.

Documentos necessários para obter o visto eletrônico

Emissão do visto eletrônico tem um custo de 90 reais

O que é preciso para solicitar o e-Visa cubano?

É possível enviar até 10 solicitações de visto eletrônico simultaneamente. Após enviar uma cópia do comprovante de pagamento do e-Visa e verificar os dados inseridos, a solicitação pode ser enviada ao consulado selecionado. O visto só torna-se efetivo no momento de completar os dados pessoais na plataforma D’VIAJEROS.

As autoridades cubanas anunciam que os solicitantes do e-Visa receberão uma resposta dentro de 72 horas úteis após o envio da solicitação. O visto eletrônico de turista é válido por um ano para uma única entrada em Cuba e permite uma estadia de 90 dias, renovável no local por mais 90 dias.

Fonte: Panrotas

Sair da versão mobile