Câmara Árabe tem novo secretário-geral

O empresário Mohamad Orra Mourad assumiu a Secretaria-Geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira neste mês. Com ascendência palestina e libanesa, ele chega do setor imobiliário para dar continuidade aos projetos da instituição no âmbito executivo.  

 Câmara de Comércio Árabe Brasileira tem um novo secretário-geral desde o início de agosto: o empresário e administrador de empresas Mohamad Orra Mourad. Brasileiro descendente de palestinos e libaneses e vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara Árabe, Mourad foi convidado pela atual liderança da instituição para cuidar também da Secretaria-Geral.

Já tendo iniciado as atividades na função, o novo secretário-geral foi apresentado nesta sexta-feira (16) para o Conselho Superior de Administração da Câmara Árabe pelo presidente da instituição, Osmar Chohfi, em reunião na sede da Câmara Árabe, na capital paulista.

Formado em Administração de Empresas com ênfase em Finanças pela Santa Clara University, dos Estados Unidos, Mourad assume o posto vindo do setor de empreendimentos imobiliários, com atuação na locação de galpões industriais e logísticos. Antes disso, o empresário teve negócios no setor têxtil, ramo industrial em que a família, oriunda do comércio nessa área, se solidificou no Brasil.

O novo secretário-geral é filho de imigrante libanês – o pai Moustafa Mourad veio do Líbano para o Brasil em 1949 – mas tem também na história da família imigrações mais antigas, do próprio Líbano, Palestina e Itália por parte de mãe. “Meu pai veio para o Brasil como todo imigrante, veio em busca de uma oportunidade, de vencer na vida”, afirma Mourad, lembrando que os antepassados da mãe, apesar de outra época, vieram com a mesma busca: uma vida melhor.

Sem ideia dos laços que ali se formariam, o pai de Mourad bateu na porta do futuro sogro, na capital paulista, quando chegou ao Brasil desembarcado no Porto de Santos. Moustafa e o sogro tinham grau longínquo de parentesco. “Meu avô falou: você vai ficar aqui comigo”, conta Mourad. E, assim, Moustafa começou a mascatear e foi trilhando os negócios da família, das vendas de porta em porta até o atacado e depois a tecelagem na área de cama, mesa e banho.

Entre o Líbano e o Brasil

Mohamad Orra Mourad é o segundo de três filhos e cresceu em uma rotina de muitas idas e vindas entre o Brasil e o Líbano. A família chegou a decidir voltar para o país de origem, mas viu o plano ruir diante da invasão do Líbano por Israel em 1982. Mourad viveu em terras libanesas por curtos períodos na infância, primeiro quando era bebê e depois com cerca de cinco anos. “Foram algumas tentativas de mudar para o Líbano e todas elas não bem-sucedidas por causa da guerra, mas, mesmo assim, nunca deixamos de ir”, afirma, reforçando o que se tornou uma constância também para a família que formou.

A entrada na Câmara Árabe foi um legado do pai. Moustafa era diretor na entidade e chamou o filho para uma reunião em que Mourad foi sem saber o que aquilo significaria. A ideia era que ele virasse diretor da entidade, o que aconteceu em 2013. Mourad foi depois convidado para ser vice-presidente Administrativo em 2019 e então vice-presidente de Relações Internacionais, posto que ocupa desde 2021.

“Aqui você é convidado a se entregar e cada um faz na proporção que pode”, afirma Mourad. O que move o empresário a trabalhar pela Câmara Árabe é a missão de aproximar árabes e brasileiros nos âmbitos social, cultural e comercial. “Somos uma nação de imigrantes, eu me identifico como palestino-libanês, mas eu sou brasileiro, nascido e criado no Brasil, então acho essa aproximação importante tanto para os países árabes como para o Brasil”, afirma.

Nova missão

Defensor do valor de todos por igual independentemente de cargos e condições sociais, muito propício ao diálogo e vendo a Câmara Árabe como uma construção de cada um dos envolvidos na sua missão, Mourad diz que encara o novo desafio com naturalidade, se mostrando confiante na equipe com a qual conta na instituição.

Ele percebe que a Câmara Árabe vem assumindo nos últimos anos um papel institucional muito importante de ligação entre as diferentes pontas da relação entre o Brasil e os países árabes. O objetivo do novo secretário-geral é preservar e aumentar isso. “Esse apoio institucional é muito importante, temos que estar sempre melhorando”, afirma.

Experiência

O atual presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, vê em Mourad também a liderança que dará seguimento ao processo de modernização tecnológica pelo qual a instituição passa, com a entrada recente em operação da Plataforma Ellos, que está levando para o ambiente digital o despacho aduaneiro do comércio Brasil-Países Árabes. “É a transição para uma nova maneira de fazer negócios, sem esquecer as formas tradicionais que continuam fortalecidas e bem eficientes”, explica Chohfi.

O presidente Chohfi afirma que a instituição contará com a experiência de Mourad neste momento. “Mohamad Mourad tem experiência empresarial, é um homem culto, é um homem que tem muito conhecimento das principais tendências que ocorrem no mundo de hoje, tanto na área política quanto na área econômica-comercial, e estou certo de que ele trará uma grande contribuição para as atividades da Câmara de Comércio Árabe Brasileira”, afirma.

Conselho

Na primeira reunião do Conselho Superior de Administração da Câmara Árabe com a presença de Mourad como secretário-geral foram apresentadas aos conselheiros as diferentes áreas da instituição, com suas atuais frentes de trabalho e estratégias. O encontro foi liderado por Chohfi e o atual presidente do Conselho, Marcello Sallum, empresário que já foi presidente da Câmara Árabe.

Chohfi e Sallum trouxeram aos membros um pouco da trajetória da Câmara Árabe, os avanços nos últimos anos e as perspectivas a partir de projetos de modernização em execução. Mourad ressaltou no encontro a missão da Câmara Árabe de conectar árabes e brasileiros onde quer que estejam e a importância do trabalho realizado pelas startups brasileiras e árabes por meio do laboratório de inovação CCAB Lab.

Fonte: Anba

Sair da versão mobile