A companhia aérea brasileira Gol Linhas Aéreas recentemente requereu permissão para inaugurar uma rota aérea que conectará Brasília, no Brasil, a Havana, em Cuba, com um stopover em Bogotá, Colômbia, segundo informações divulgadas pela Aeronáutica Civil da Colômbia (Aerocivil). A rota desejada representa a intenção da Gol de expandir sua presença no Caribe.
Como informa o Aviacionline, a solicitação da empresa é baseada no exercício da 5ª liberdade do ar, permitindo que passageiros viajem de Brasília até Havana com escala em Bogotá. Ademais, passageiros podem optar por encerrar seu itinerário na capital colombiana, atendendo, assim, ao mercado entre Colômbia e Cuba.
Anteriormente, a Gol havia comunicado sua intenção de estabelecer uma conexão entre Brasília e Bogotá a partir de 27 de outubro, todavia, a inclusão de Havana nesse itinerário não havia sido anunciada.
A conexão proposta pela empresa facilitaria a ligação entre Bogotá e Havana a 26 cidades brasileiras atendidas pela Gol, além de mais de 30 destinos operados pela Avianca em Bogotá, fruto da parceria entre as duas empresas no grupo Abra.
A jogada da Gol visa fortalecer sua presença no mercado colombiano, que foi inaugurado em 31 de março de 2024, após um hiato de doze anos. Atualmente, a companhia opera voos de Bogotá para Buenos Aires e São Paulo, seguindo os princípios da quinta liberdade, focando separadamente nos mercados Argentina-Colômbia e Colômbia-Brasil.
Caso a proposta da Gol seja aprovada, a companhia aérea acrescentará Havana à lista de destinos caribenhos servidos pela empresa, que já inclui voos de São Paulo/Guarulhos para Punta Cana, na República Dominicana, e para Aruba a partir de 18 de dezembro.
Fonte: Aeroin