Em Brasília a festa mais importante no país foi antecipada pela embaixada da França. O Embaixador Emmanuel Lenain recebeu convidados, em grande estilo.
A apresentação de um vídeo que mostrava a retrospectiva dos últimos 12 meses das relações franco-brasileira abriu, na quinta-feira (11), a cerimônia comemorativa do Dia Nacional da França, na residência oficial francesa, em Brasília. O Embaixador Emmanuel Lenain destacou que o 14 de julho é o dia em que são comemorados os valores fundamentais da República Francesa: Liberdade, igualdade e fraternidade. “Devemos lembrar que nossos antepassados lutaram para conquistar direitos que, ainda hoje, estão sendo ameaçados pelo aumento do extremismo contra a Europa, contra a América Latina. Esses ideais democráticos que a França e o Brasil compartilham são o pilar da nossa amizade”, disse.
Os ideais democráticos que a França e o Brasil compartilham são de acordo com Lenain, o pilar da sólida amizade entre os dois países, retomada e potencializada no último ano com as visitas de alto nível dos Presidentes Emmanuel Macron e Luis Inácio Lula da Silva, respectivamente. “Desde que o presidente Lula voltou ao poder, a nossa parceria se enriqueceu em diversos campos”, acrescentou o embaixador.
Em relação aos objetivos em comum que unem os dois países, o diplomata enfatizou a proteção do meio ambiente, principalmente da Amazônia, e na luta na mitigação das mudanças climáticas. Destacou o papel chave do Brasil na liderança da Presidência do G20 e da COP 30, que será sediada em Belém no próximo ano. “Continuaremos a trabalhar para pôr em prática todos os Acordos assinados entre nossos Governos”, discursou Lenain.
No próximo ano serão comemorados os 200 anos de nossas relações diplomáticas, e organizamos o Ano de França-Brasil, no qual serão realizados uma série de eventos e projetos que visam contribuir para a promoção da França no Brasil e do Brasil na França”. O embaixador lembrou também que para 2025, os dois já estão com a agenda cheia de compromissos. Ao final do discurso do Embaixador, os convidados apreciaram iguarias da gastronomia francesa e requintados e deliciosos vinhos do país europeu.
A Queda da Bastilha – O 14 de julho é uma data muito importante para os franceses, pois é o dia da Festa Nacional da França, ou como eles chamam, “Le quatorze juillet”. Neste dia, celebra-se a queda da Bastilha, que aconteceu em 1789 e que simbolizou o fim do Antigo Regime e o início da Revolução Francesa.
A Bastilha era uma prisão que simbolizava o poder absoluto do rei durante todo o período do Antigo Regime, entre os séculos XV e XVIII. No dia 14 de julho de 1789, os franceses se revoltaram contra o governo e invadiram a Bastilha em busca de armas para lutar contra as tropas do rei. A queda da Bastilha foi um momento crucial da Revolução Francesa, que acabou com a monarquia absoluta e deu início a uma nova era na história da França.