Brasil e Tunísia assinam memorando em diplomacia

Os chanceleres brasileiro e tunisiano, Mauro Vieira e Nabil Ammar, respectivamente, tiveram encontro no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (12), no qual foi assinado memorando de entendimento entre Instituto Rio Branco e a Academia Diplomática Internacional de Túnis.

O ministro das Relações Exteriores, Migração e dos Tunisianos no Exterior, Nabil Ammar, teve encontro com o chanceler brasileiro Mauro Vieira nesta sexta-feira (12), na cidade do Rio de Janeiro, no qual foi assinado memorando de entendimento entre as escolas diplomáticas dos países, o Instituto Rio Branco e a Academia Diplomática Internacional de Túnis.

Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), no encontro, os chanceleres trataram da agenda bilateral Brasil-Tunísia, da paz e da segurança internacionais e de temas debatidos na presidência brasileira do G20, como o combate à fome e à pobreza e a reforma da governança global.

Mauro Vieira (esq.) e Nabil Ammar (dir.): discussões sobre temas do G20

O MRE informa que a Tunísia é o 10º maior parceiro comercial do Brasil na África, com intercâmbio de US$ 442 milhões no ano passado. Os principais produtos exportados pelo Brasil para a Tunísia foram soja e milho. Já a Tunísia vendeu para o mercado brasileiro principalmente azeite de oliva e fertilizantes.

A reunião com Mauro Vieira fez parte da visita oficial de Ammar no Brasil, que incluiu agenda na capital paulista na quinta-feira (11). O chanceler inaugurou na cidade de São Paulo um escritório comercial e consular da Embaixada da Tunísia no Brasil e participou de seminário na Câmara de Comércio Árabe Brasileira, no qual foi assinada a reativação do Conselho Empresarial Brasil-Tunísia.

Acompanharam o ministro na agenda com Mauro Vieira, pela Tunísia, o embaixador da Tunísia no Brasil, Nabil Lakhal, e o conselheiro da Embaixada da Tunísia no Brasil, Hassen Saadani, entre outros membros da delegação tunisiana.

 

Sair da versão mobile