Em cerimônia realizada na sexta-feira (28) no Paraguai, o Chile transferiu a Presidência Rotativa do Consenso de Brasília para a Colômbia, que exercerá, pelos próximos seis meses, a coordenação do processo de implementação do Mapa do Caminho para Integração da América do Sul.
Nos últimos seis meses, o Chile deu seguimento às discussões setoriais iniciadas sob a coordenação brasileira, em 2023, com foco em áreas-chave como educação, saúde e infraestrutura. Promoveu, também, discussões sobre temas novos, como gestão integral de risco de desastres, migrações, segurança pública e energia.
Durante a presidência rotativa da Colômbia, a cooperação deverá ser aprofundada em temas como transição energética justa, mudança do clima, modelos produtivos sustentáveis e migrações, integração produtiva e conectividade digital.
Passado um ano desde a adoção do Consenso de Brasília, o Brasil reitera seu engajamento em seguir atuando firmemente para a retomada do processo de integração sul–americana, tanto pelo Consenso de Brasília, quanto pela UNASUL.
Fonte: Ministério das Relações Exteriores