Emirados enviarão 3 aviões com doações ao RS

Os Emirados Árabes Unidos, país árabe do Oriente Médio, enviarão três aviões com doações ao Rio Grande do Sul, estado brasileiro que enfrenta catástrofe em função de fortes chuvas e enchentes. O fenômeno, que atingiu 452 municípios, já deixou 151 mortos e mais de 600 mil desabrigados.

A notícia foi dada ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, em conversa ao telefone nesta quinta -feira (16).

Segundo nota do Palácio do Planalto, o envio será feito nos próximos dias e trará doações obtidas no país, inclusive da comunidade brasileira residente. Na conversa, de cerca de meia hora, Lula agradeceu a solidariedade e relembrou as enchentes em Dubai que impactaram também os Emirados Árabes recentemente e que demonstram a urgência e seriedade da questão da mudança climática.

Outros assuntos além das doações

Eles conversaram ainda sobre outros assuntos. Lula renovou o convite para que o presidente dos Emirados visite o Brasil. Segundo o Planalto, eles também convergiram em suas posições em defesa de um cessar-fogo em Gaza, da garantia de ajuda humanitária e da solução de dois Estados na região e concordaram com a importância de uma solução negociada para o conflito na Ucrânia.

Fonte: Anba

Sair da versão mobile