O diplomata Gonzalo Fournier, ex-Cônsul Geral da Espanha em Salvador e com jurisdição estendida a todo o Nordeste do Brasil, será o novo embaixador da União Europeia (UE) em Honduras, país da América Central. Ele foi nomeado ao cargo pelo chefe da política externa da UE, Josep Borrell, na última terça-feira (16). O espanhol, que morou anos na Bahia, foi nomeado com outros embaixadores da UE em países da América Latina, entre eles vários espanhóis.
Fournier — que estava encarregado dos negócios da Espanha na Bielorrússia e no Turcomenistão — agora será embaixador da UE e ficará responsável por representar o país em nações estrangeiras e dirigir os diplomatas da mesma embaixada.
Em sua passagem pela Bahia, Gonzalo fez inúmeros amigos, curtiu as belezas e prestigiou a cultura do estado e interagiu com diversos setores da sociedade. O diplomata recebeu os títulos de cidadão soteropolitano e cidadão baiano e até hoje, sempre que pode, exalta a Bahia. Por aqui, ficou conhecido por ser um grande articulador: viabilizou inúmeros negócios, com a vinda e crescimento de empresas espanholas para setores importantes da Bahia e do Nordeste.