Itamaraty lamenta ataque na Rússia

Fachada do Palácioo Itamaraty, sede do Mnistério das Relações Exteriores | Sérgio Lima/Poder360 - 28.jan.2024

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil lamentou nesta 6ª feira (22.mar.2024) o ataque a tiros no distrito de Krasnogorsk, próximo a Moscou, na Rússia, e prestou “condolências aos familiares das vítimas” e “pronta recuperação aos feridos”. Eis a íntegra do comunicado (PDF – 95 kB). Pelo menos 40 pessoas morreram e outras 100 ficaram feridas depois que homens armados dispararam contra o público na Crocus City Hall. A casa de show era ocupada por milhares de civis que aguardavam por um show da banda russa de rock Picnic.
Em nota, o Itamaraty classificou o ataque como “atentado” e disse que “reitera seu firme repúdio a todo e qualquer ato de terrorismo”. O ministério informou que não há notícia de cidadãos brasileiros entre as vítimas e os feridos. ESTADO ISLÂMICO REIVINDICA AUTORIA O Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelo ataque que deixou pelo menos 40 mortos e mais de 100 feridos nesta 6ª feira (22.mar). A declaração foi divulgada no Telegram pela agência de notícias afiliada ao grupo extremista, a Amaq. Na nota, lê-se: “Uma fonte de segurança informou à Agência Amaq: Combatentes do Estado Islâmico atacaram uma grande concentração de cristãos na cidade de Krasnogorsk, nos arredores da capital russa, Moscou, matando e ferindo centenas e causando grande destruição no local antes de se retirarem para suas bases em segurança”.

ATAQUE NA RÚSSIA

Registros publicados nas redes sociais mostram 3 homens atirando contra pessoas com o que parecem ser metralhadoras automáticas do lado de fora da sala de concerto. Em outra imagem, é possível observas as pessoas se abaixando entre as poltronas no local onde o show seria realizado. Pelos menos 50 ambulâncias foram enviadas para atender as vítimas.

Um incêndio também foi registrado no local. Imagens divulgadas nas redes sociais também mostram o telhado da casa de shows pegando fogo. Ainda não se sabe o que causou o incêndio. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, classificou o episódio como uma “ataque terrorista sangrento” em comunicado divulgado no Telegram. O FSB (Serviço Federal de Segurança da Rússia) disse que abriu uma investigação sobre o caso. Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi comunicado sobre o ataque “nos primeiros minutos”.
Eis a íntegra da nota do Itamaraty:

“O governo brasileiro tomou conhecimento, com consternação, do atentado ocorrido, hoje, 22 de março, na sala de espetáculos Crocus City Hall, em Moscou, na Rússia.

“Ao expressar condolências aos familiares das vítimas e o desejo de pronta recuperação aos feridos, o Brasil manifesta sua solidariedade ao povo e ao governo da Rússia e reitera seu firme repúdio a todo e qualquer ato de terrorismo.

Sair da versão mobile