Palácio Itamaraty reabre para visitação guiada em Brasília

Projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1970, o Palácio Itamaraty, junto a seus anexos, abriga o Ministério das Relações Exteriores (MRE). De forma a auxiliar na função da pasta de representar o Brasil no plano internacional, foi concebido não apenas para abrigar a estrutura do Serviço Exterior Brasileiro, mas também como vitrine do Brasil. Assim, além de sua mundialmente reconhecida arquitetura moderna brasileira, o Palácio foi construído com materiais predominantemente nacionais, e seus espaços abrigam obras de renomados artistas nascidos ou naturalizados brasileiros, como Athos Bulcão, Alfredo Volpi, Bruno Giorgi, Candido Portinari, Emanoel Araújo, Fayga Ostrower, Frans Krajcberg, Franz Weissmann, Iberê Camargo, Maria Martins, Marianne Peretti, Mary Vieira, Manabu Mabe, Roberto Burle Marx, Rubem Valentim e Tomie Ohtake, entre muitos outros. Além disso, conta com mobiliário antigo, oriundo do Palácio Itamaraty no Rio de Janeiro, e com mobiliário moderno, que inclui peças de designers como Sérgio Rodrigues, Bernardo Figueiredo e Karl Heinz Bergmiller, desenhadas para o novo Palácio Itamaraty em Brasília, quando da transferência da capital.

Há muitos anos o órgão mantém serviço de visitação. O Itamaraty em Brasília abriu suas portas ao público pela primeira vez em 1967, antes mesmo de sua inauguração. Relatos apontam que, nos anos 1980, um servidor do órgão conduzia regularmente grupos de visitantes, mas foi nos anos 1990 que o serviço passou a ser adotado oficialmente, com equipe terceirizada. Nos últimos anos, o Itamaraty tem sido um dos pontos turísticos mais visitados da capital brasileira.

Com início no sábado, 23 de março, as visitas serão oferecidas em português, espanhol, francês, inglês e LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), sempre conduzidas por profissionais capacitados do serviço de visitação cívico-educativa do Itamaraty. Ocorrerão exclusivamente mediante agendamento prévio eletrônico, de terça a domingo, das 8h 30às 18h, sujeitas a alterações, sem aviso prévio, advindas da agenda oficial do MRE. Informações sobre o agendamento e as regras de visitação estão disponíveis na página https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/palacio-itamaraty/visite-o-itamaraty

Por: Ministério das Relações Exteriores (MRE)

Sair da versão mobile