Ministro Mauro Vieira começa nesta sexta-feira (15) uma visita ao Oriente Médio, passando pela Jordânia, Palestina, Líbano e Arábia Saudita. Relações bilaterais e conflito em Gaza estarão em pauta.
São Paulo – O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira (foto), realiza viagem a quatro países árabes a partir desta sexta-feira (15) até a quarta-feira (20). O chanceler visita Amã, na Jordânia, Ramallah, na Palestina, Beirute, no Líbano, e Riad, na Arábia Saudita. Ele terá encontros com seus homólogos em cada um dos países.
Segundo o Itamaraty, o ministro tratará dos principais pontos da agenda bilateral do Brasil com os respectivos países, sobretudo em temas como cooperação técnica, comércio e investimentos. Também serão abordadas questões regionais de relevância e interesse mútuo, como o conflito e a crise humanitária na Faixa de Gaza e um cessar-fogo.
“Reiterará, ainda, compromisso brasileiro com a solução de dois Estados, com Palestina e Israel convivendo em paz e segurança, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas”, diz o ministério.
O Itamaraty afirma que as relações do Brasil com os países do Oriente Médio são marcadas, de forma muito positiva, pela presença, no Brasil, de expressiva comunidade de origem árabe. “O que contribui para a fluidez e amizade que tradicionalmente caracterizam o diálogo do Brasil com aquela região”, diz a pasta.