11 Embaixadas participam do projeto Paladar Internacional

Projeto Paladar Internacional, uma parceria entre GDF, Senac e Fecomércio, alia gastronomia e cultura de 11 embaixadas para degustação gratuita de pratos típicos

Chef argentino promete badalar o evento , preparando as deliciosas empanadas que serão servidas co vinho ao público em geral, de forma gratuita.

Projeto Paladar Internacional, uma parceria entre GDF, Senac e Fecomércio, alia gastronomia e cultura de 11 embaixadas para degustação gratuita de pratos típicos

Quem tem a curiosidade de conhecer a gastronomia de outros países, em especial, a cultura latino-americana e caribenha, esse é o momento. Começou, na tarde desta sexta-feira (8), e vai até as 20h do sábado (9), o Projeto Paladar Internacional, um verdadeiro circuito gastronômico com 11 embaixadas, no Shopping Pátio Brasil, Asa Sul.

O evento gratuito é promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Relações Internacionais (Serinter), em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF) e o Senac-DF. Durante o circuito, o público tem a oportunidade de aprender sobre a gastronomia dos países e degustar os pratos típicos de cada cultura.

 

O Projeto Paladar Internacional é um verdadeiro circuito gastronômico com 11 embaixadas participantes | Fotos: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília

No total, serão 11 aulas-show ministradas por chefs indicados pelas embaixadas do Chile, Peru, República Dominicana, Barbados, Cuba, El Salvador, Bolívia, Paraguai, Equador, Argentina e México. Neste sábado, as aulas iniciam às 13h, com entrada gratuita e aberta ao público em geral.

Para o secretário da Serinter, Paco Britto, o trabalho do GDF é fortalecer a integração com as embaixadas, trazendo negócios, cultura e turismo para o DF, além da parceria com o setor privado para a realização do evento. “Queremos apresentar para a população outras culturas, por meio da gastronomia, que são ricas e com ingredientes peculiares”, diz. “Nos eventos, o GDF entra com a parte institucional e a parte operacional fica por conta de parceiros como Fibra, Apex, Fecomércio e associações comerciais, e quem ganha com isso é a população”, completa.

 

No total, serão 11 aulas-show ministradas por chefs indicados pelas embaixadas do Chile, Peru, República Dominicana, Barbados, Cuba, El Salvador, Bolívia, Paraguai, Equador, Argentina e México

O diretor regional do Senac DF, Vítor Corrêa, afirma que o circuito, além de promover a culinária internacional, auxilia na formação dos estudantes em gastronomia. “A relação com o governo é muito importante em razão da articulação com o corpo diplomático. O GDF trouxe o debate e nós abraçamos, são todos os atores unificados e assim promovemos o desenvolvimento da gastronomia, preparamos melhor os alunos dos cursos para ingressar no mercado de trabalho desse segmento que é tão importante para a cidade e toda comunidade”, diz. Segundo ele, essa é a primeira edição do evento, mas a expectativa é expandir para outros países futuramente.

DIA 9 DE MARÇO – SÁBADO
Horário Embaixada Prato Chef
13h às 14h Chile Pastel de Choclo   Nivia Bartolucci
14h às 15h Bolívia Sopa de Maní Y Majadito de Pato   Alejandro Kevin Yabeta
15h às 16h Paraguai Vori Vori de Galinha Caipira   Conselheira Alicia Pérez
17h às 18h Equador Hornado Equatoriano Willan Pijal
18h às 19h Argentina  Empanadas de Carne Lucas Fernandez Arteaga
19h às 20h México  Pan de Cazón Cristian Ortega

 

Sair da versão mobile