Nesta segunda-feira (26), o embaixador do Japão, Teiji Hayashi, participou da cerimônia de pré-lançamento da exposição ‘DŌ: a caminho da virtude’, no Museu de Arte de Brasília (MAB).
A mostra é promovida pela Japan House São Paulo, em correalização com a Embaixada do Japão no Brasil e apoio do Governo do Distrito Federal e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio do MAB. A exposição desvenda a história, técnica e filosofia de algumas artes marciais japonesas.
Há conteúdo inédito e exclusivo para Brasília, apresentando fotos, pictogramas, vídeos e demonstrações práticas, que destacam os principais elementos, movimentos e conceitos do Aikidō, Kendō, Karatedō, Judō, Sumō, Kyudō, Jukendō, Naginata e Shorinjikempō.
O MAB oferece a oportunidade para o público de assistir gratuitamente a mostra de 28 de fevereiro a 28 de abril, com entrada gratuita. Ocupando uma área de 200 m² nos pilotis e o hall de entrada do museu, a cenografia foi inspirada nos tradicionais encaixes de madeira da arquitetura japonesa, criando uma expografia minimalista que lembra os Dojôs – local onde se treinam artes marciais japonesas -, transformando o espaço em uma experiência que dialoga harmoniosamente com o próprio edifício. O ambiente expositivo também abrigará um tatame para clínicas esportivas e demonstrações voltadas à participação do público que terá contato direto com as com técnicas e filosofias.
Em japonês, “DŌ” significa “caminho” ou “direção a ser seguida” e tem como significado a postura, o rigor e a autodisciplina. O termo “budō” refere-se ao treino da mente, da técnica e do corpo como um todo, visando à perfeita harmonia entre esses três elementos e a espiritualidade.
Além de apresentar a filosofia “DŌ”, a exposição tem como objetivo proporcionar um espaço de aprendizado e compartilhamento para aqueles que têm interesse pelo Japão e pelas artes marciais. Inclusive, para ampliar este conhecimento serão realizadas em parceria com Associações Nipo Brasileiras e entidades esportivas do Distrito Federal, uma variedade de atividades, incluindo demonstrações das técnicas básicas de artes marciais em cartaz na exposição, além de workshops para apresentar a cultura japonesa aos visitantes.