Projeto Halal leva os sabores do Brasil a Dubai

Iniciativa de promoção e posicionamento do País como um fornecedor de produtos halal aposta nos pratos locais para mostrar aos visitantes da Feira Gulfood o know-how do Brasil no setor.

São Paulo – Os pratos que serão preparados pelo chef Ian Baiocchi são o cartão de visitas do Projeto Halal do Brasil durante a Gulfood, principal feira de alimentação do Oriente Médio, que abriu as portas da edição deste ano nesta segunda-feira (19), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Parceria entre a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o projeto fomenta em diversos mercados-alvos a presença brasileira de produtos halal, que são aqueles que seguem os preceitos do islamismo. A Gulfood é uma das vitrines desta iniciativa (na foto acima, abertura do evento).

Na terça-feira (20), Baiocchi vai oferecer uma aula aberta no Al Mustaqbal Plaza, um pavilhão anexo ao principal da Gulfood. Ali, ele apresentará um menu com entrada, prato principal e sobremesa feitos conforme os sabores e tradições culinárias do Brasil utilizando, ao mesmo tempo, apenas ingredientes que são consumidos pelos muçulmanos. As receitas não levam, portanto, carne suína e derivados, e são preparadas com produtos halal certificados.

Na quarta-feira (21), Baiocchi prepara no restaurante FRNDS, junto do chef Matthis Grosjean, pratos típicos do Brasil e dos Emirados sempre com ingredientes halal. As receitas serão servidas no menu degustação da noite. Na quinta-feira (22), Baiocchi comanda um churrasco no Hotel Conrad em um evento de relacionamento com convidados brasileiros e árabes. Também realizará preparos com cortes de aves no estande da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

A gerente de Projetos Internacionais da Câmara Árabe, Fernanda Dantas, afirma que um dos objetivos do projeto é mostrar o Brasil como um grande fornecedor de produtos halal. O País já é, por exemplo, um dos maiores fornecedores de proteína halal a países do Golfo, como Emirados, Kuwait e Arábia Saudita, com marcas que são líderes de mercado.

“Temos a expectativa de mostrar para as empresas árabes, mostrar para quem está na feira, a variedade de tudo o que o Brasil pode oferecer em termos de produto halal. Posicionar o Brasil como um potencial fornecedor não só de proteína halal, como dos outros produtos. E também mostrar a existência desse projeto, que o Brasil está olhando, que o Brasil tem um olhar específico para o halal, tem alguém trabalhando especificamente com isso”, afirma Dantas.

A Gulfood é realizada todos os anos em Dubai. Maior feira de alimentos e bebidas da região, atrai clientes não apenas dos Emirados, mas de outros países árabes e do sudeste asiático. A edição deste ano termina na sexta-feira (23) e conta com empresas brasileiras, que participam da mostra em um estande organizado pela ApexBrasil.

ANBA

Sair da versão mobile