A embaixadora da Bulgária, Bojidara Sartchadjieva, vai visitar a cidade gaúcha de Rio Grande entre os dias 23 e 25 de fevereiro, para as comemorações dos 90 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Bulgária.
A visita coincide com a chegada do navio de pesquisa polar búlgaro Sv. Sv. Kiril i Metodii, que depois seguirá para uma missão científica à Antártica.
A logística e a agenda da embaixadora foram discutidas em reunião na sede da Representação Diplomática da Bulgária, em Brasília, com as presenças do secretário-executivo do Escritório de Representação do Estado (EBSB), Henrique Pires, do gerente de Planejamento e Desenvolvimento da PORTOS RS, Fernando Estima, e do assessor de Relações Internacionais do EBSB, Robson Valdez.
A agenda deve incluir visitas da embaixadora Bojidara Sartchadjieva a terminais do porto de Rio Grande e a indústrias de fertilizantes que importam produtos da Bulgária. “Estou honrada de cumprir essas agendas no Rio Grande do Sul e representar meu país na recepção a este navio, que tem um significado e importância muito grandes”, disse a embaixadora. Já Fernando Estima destacou que Rio Grande tem um dos maiores portos do país e o último da costa sul do Brasil, onde muitos navios que seguem para a Antártica cumprem logística de abastecimento.
O secretário Henrique Pires lembrou que o Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer a independência da Bulgária, em 1909. “Já as relações diplomáticas foram estabelecidas por decreto, em 12 de julho de 1934, razão pela qual há diversas atividades comemorativas previstas para este ano e que lembram os 90 anos dessas relações”, explicou Pires.
O navio Sv. Sv. Kiril i Metodii (São Cirilo e São Metódio) tem 67 metros de comprimento e cabines duplas. Pode acomodar 40 cientistas e uma tripulação de 20 pessoas. A Bulgária tem uma base na Antártica. Fica localizada na Ilha de Livingston, no Arquipélago Shetlands do Sul.
As informações e fotos são da Portos RS.