O Ministro Mauro Vieira reuniu-se, em Santiago, com seu homólogo chileno Alberto Klaveren, para discutir a agenda bilateral, regional e internacional, com foco no aprofundamento da cooperação em ciência e tecnologia, educação, direitos humanos, segurança e resposta a desastres.
Os Ministros assinaram, nesta sexta-feira (26), um memorando de entendimento para o relançamento, em novas bases, da Comissão Bilateral Brasil-Chile, reinaugurada durante a visita.
O chanceler brasileiro deu início, ainda, à preparação da visita do Presidente Lula ao Chile, a convite do Presidente Gabriel Boric. Os dois países são parceiros econômicos de grande importância e sócios no projeto do Corredor Bioceânico, que ligará o Brasil aos portos da costa chilena.
O Brasil é o maior investidor latino-americano no Chile e principal destino dos investimentos chilenos no mundo. O Chile é o 7º principal parceiro comercial e o 6º destino de exportações brasileiras. Em 2023, o intercâmbio comercial bilateral alcançou US$ 12,3 bilhões.