O Catar recebeu 4 milhões de visitantes em 2023, informou o escritório de turismo, Qatar Tourism, de acordo com informações divulgadas pela Agência de Notícias do Qatar (QNA, na sigla em inglês). Foi o maior número de visitantes estrangeiros ao país do Golfo em cinco anos.
Do total, de viajantes, 85% chegaram ao Catar por via aérea, 14% por terra e 1% pelo mar. A maior parte dos turistas era formada por sauditas, que corresponderam a 25,3% do total, seguidos por viajantes da Índia (10,4%), Alemanha (4,1%), Reino Unido (3,9%) e Kuwait (3,5%).
Entre os motivos apontados pelo país árabe para o aumento no número de turistas estão o fato de o país ter sediado a Copa do Mundo, em 2022, e esforços locais para promover o turismo. Entre eles, está o lançamento de uma plataforma que unifica e simplifica a emissão de vistos de entrada no país.
Chairman da Qatar Tourism, Saad bin Ali Al Kharji afirmou que o Catar “continua a demonstrar seu apelo como um destino global de turismo” em razão da sua infraestrutura, segurança e ao oferecer ao visitante uma “autêntica” hospitalidade árabe. “Novos projetos estão em desenvolvimento no setor de Turismo do Catar, criando ainda mais oportunidades para crescimento”, afirmou Kharji segundo as informações da QNA.
Publicado originalmente por ANBA.