O Brasil doou à Guiné 200 mil comprimidos de um medicamento usado no tratamento de hepatites virais. A República da Guiné é um país localizado na região da África Ocidental, com 13 milhões de habitantes. A ação brasileira tem caráter humanitário e não afeta o abastecimento nacional.
A cerimônia simbólica de entrega da carga foi realizada na capital Conacri, no mês passado, com a participação da Ministra de Planejamento e Cooperação Internacional da Guiné, Rose Pola Pricemou, do Ministro da Saúde, Oumar Diouhé Ba, e do embaixador do Brasil na Guiné, Antônio Carlos de Salles Menezes.
Os medicamentos beneficiarão cerca de 1.500 pessoas. O embaixador brasileiro na Guiné recordou que, além da doação, os dois países inauguraram, em 2023, outras frentes de cooperação nos setores de educação e cotonicultura.
A doação humanitária foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, em parceria com o Ministério da Saúde, e contou com apoio da Receita Federal, do Escritório do Itamaraty em São Paulo (ERESP) e da Embaixada do Brasil na Conacri.
Com informações da ABC.