Cerca de 4,78 milhões de turistas estrangeiros visitaram o Brasil entre janeiro e outubro deste ano, segundo a Embratur. Percentual 74% maior que no mesmo período do ano passado. Somente em outubro de 2023, foram 410 mil turistas vindos de outros países. A perspectiva da Embratur é que no balanço deste ano esse número se aproxime dos 6 milhões.
Em relação à economia, a visita de estrangeiros ao país entre janeiro e setembro deste ano já injetou mais de R$ 24,5 bilhões. Entre os principais visitantes que contribuíram para estes valores estão 1,5 milhão de argentinos, 483 mil americanos, seguidos de chilenos e paraguaios, ambos com pouco mais de 311 mil turistas.
Desde o início deste ano, o Portal de Dados da Embratur conta com um novo painel com informações mais abrangentes sobre a entrada de turistas internacionais que chegam por via aérea no país. No endereço dados.embratur.com.br, é possível acessar informações como, por exemplo, o aeroporto de entrada no Brasil, quantas conexões foram realizadas até o destino final, a permanência do turista estrangeiro no país e a motivação da viagem.
Com maior clareza do destino desses turistas no Brasil, a Embratur espera que os governos estaduais planejem campanhas mais eficientes de atração deste público alvo. As informações também vão auxiliar a tomada de decisão de políticas públicas da Embratur para a promoção do país no exterior.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, disse que a perspectiva que esse número chegue aos 6 milhões até o fim do ano.
“A gente está em um momento muito positivo no setor do turismo. Certamente, vamos nos aproximar dos patamares históricos de pré-pandemia. Em relação a rendimentos, nós vamos terminar o ano provavelmente com um recorde histórico. De janeiro a setembro deste ano, os turistas internacionais injetaram mais de R$ 24,6 bilhões na nossa economia. Esses números só comprovam o potencial do turismo”, pontua.
As informações são da Agência Brasil