China desponta em lista global de pesquisadores altamente citados

Mais de 1.200 cientistas chineses são adicionados à banco de dados que é referência mundial

Foto: Agência Xinhua

Mais de 1.200 cientistas chineses foram adicionados à lista mais recente de pesquisadores altamente citados divulgada pela Clarivate, um importante analisador global de dados científicos, informou o China Science Daily.

A Clarivate divulgou no mesmo dia sua lista de Pesquisadores Altamente Citados 2023. Ao todo, 6.849 cientistas de mais de 1.300 instituições em 67 países e regiões foram adicionados ao ranking, com 83,8% provenientes de 10 países e regiões.

A China ocupando o segundo lugar global com 1.275 cientistas selecionados para a lista. No ano passado, eram 1.169 cientistas chineses.

A Academia Chinesa de Ciências (ACC) emprega 270 dos pesquisadores na lista deste ano, tornando-se a instituição com o maior número de cientistas altamente citados no mundo. Em 2022, a instituição contava com 228 listados.

Cada pesquisador selecionado é, na última década, autor de vários artigos altamente citados que estão no topo 1% de citações em seu campo e ano de publicação na Web of Science, de acordo com Clarivate. Uma lista preliminar baseada na atividade de citação é compilada e, em seguida, refinada por análise qualitativa e julgamento de especialistas.

Sair da versão mobile