O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, realiza, entre 9 e 13 de outubro, visita oficial à Indonésia, ao Camboja e às Filipinas. Os três países integram a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
Em Jacarta, em 9 de outubro, o Ministro manterá reunião com a Ministra das Relações Exteriores da Indonésia, Retno Marsudi, para tratar de temas relativos à parceria estratégica entre Brasil e Indonésia, estabelecida em 2008.
Juntamente com a Ministra Marsudi e o Secretário-Geral da ASEAN, Dr. Kao Kim Hourn, o Ministro Mauro Vieira participará da 1ª Reunião Trilateral Brasil-ASEAN, quando será lançada a implementação da Parceria de Diálogo Setorial do Brasil com a ASEAN.
Ainda em Jacarta, o Ministro abrirá o seminário Ethanol Talks, evento organizado pelo setor privado, com o apoio do Itamaraty, destinado a aproximar Brasil, Indonésia e demais países da ASEAN em torno da pauta dos biocombustíveis como alternativa viável para a transição energética.
Em 11 de outubro, realizará visita ao Camboja, a primeira de um chanceler brasileiro àquele país. O Ministro será recebido pelo Primeiro-Ministro Hun Manet e manterá reunião de trabalho com o Vice-Primeiro Ministro e Ministro dos Assuntos Exteriores e Cooperação Internacional Sok Chenda Sophea. O Camboja abriu recentemente uma embaixada em Brasília, a primeira na América do Sul.
Em 13 de outubro, o ministro Mauro Vieira será recebido pelo Secretário de Negócios Estrangeiros das Filipinas, Enrique Manalo. Trata-se da primeira visita de um chanceler brasileiro às Filipinas, desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países em 1946.
Em conjunto, os dez países-membros da ASEAN representam a quinta maior economia global. Segundo projeção do FMI, os países da ASEAN contribuirão com 10% do crescimento do PIB global em 2023, o que representa mais do que o dobro do seu peso na economia mundial. Com uma população de aproximadamente 670 milhões de habitantes, a ASEAN é hoje, em seu conjunto, o terceiro maior parceiro comercial do Brasil. Nos últimos 12 meses, o comércio do Brasil com os países da ASEAN foi de USD 33,7 bilhões.