O Sexto Diálogo entre as Civilizações a China e países da América Latina e do Caribe (ALC) foi realizado em Buenos Aires, Argentina, no dia 11 de setembro. Na ocasião, foi lançada a Liga de Mídia e Think Tanks da China e dos Países Latino-Americanos e Caribenhos, uma iniciativa do Centro do Grupo de Comunicações Internacionais da China para as Américas (CICG Américas).
Os membros fundadores da liga são 18 veículos de comunicação e think tanks sediados na China, Argentina, Brasil, México, Chile e Peru. O representante brasileiro é o site Brasília in Foco, referência na cobertura diplomática e de relações exteriores. A jornalista Fabiana Ceyhan, responsável pelo veículo, foi convidada após sua participação do “BRICS Seminar on Governance and Cultural Exchange Forum“, em Joanesburgo, Àfrica do Sul, onde falou sobre ética e justiça nas relações entre pessoas e países.
Ao criar plataformas de cooperação, a Liga pretende reunir recursos e promover comunicação construtiva, diálogo, investigação conjunta e a formação de pessoal.
Todos os membros trabalharão em cooperação, com troca de informações, entrevistas, compartilhamento de conteúdos, intercâmbio de pessoal, seminários acadêmicos e projetos de investigação, para maximizar o impacto do conteúdo produzido.
Compromisso com objetivo comum
Os membros da Liga comprometem-se a fornecer informações mais objetivas, autênticas e precisas ao mundo, além de contribuir para o aprofundamento da comunicação entre a China e os países da ALC. Seu objetivo é avançar na construção de uma ordem internacional justa e na construção de um futuro compartilhado para a humanidade.
Responsável por veículos de comunicação, o CICG Américas possui as marcas de mídia Beijing Review e China Hoje. A organização publica revistas e produtos de mídia multilíngues, além de sites e mídias sociais. Também realiza estudos regionais e coordena intercâmbios profissionais. Seus escritórios ficam nos Estados Unidos, no México e no Peru.
O estabelecimento da Liga vai fortalecer ainda mais os intercâmbios e a cooperação entre o CICG Américas e todos os setores dos países da ALC, e dará à organização um impulso renovado para assumir um papel mais importante na promoção do desenvolvimento das relações China-ALC.
Em seu discurso no fórum, Li apresentou diversas sugestões para que a mídia assuma melhor as responsabilidades sociais: praticar ativamente a Iniciativa de Civilizações Globais; construir um sistema de discurso internacional; respeitar a diversidade cultural e apoiar a comunicação intercultural; defender a paz e os interesses comuns do Sul Global.
O Sexto Diálogo entre as Civilizações da China e os Países da ALC foi co-organizado pela Academia de Estudos Contemporâneos da China e do Mundo, CLACSO, o Gabinete de Relações Exteriores do Governo Provincial de Jiangsu, FLACSO, o Instituto de Estudos Latino-Americanos da Academia Chinesa de Ciências Sociais, CICG Américas, CICG Blossom Press e Centro de Intercâmbio Cultural Pequim China-América Latina.