A cantora brasileira Indiana Nomma receberá a condecoração de “Amiga da Argentina”. A honraria é concedida pela Embaixada da Argentina no Brasil, juntamente com o Ministério do Turismo e Esportes da Argentina, e o comitê interministerial para a marca país da Argentina.
O reconhecimento é dado à cantora por ser intérprete oficial de Mercedes Sosa, que difundiu a cultura e os valores argentinos no mundo. Indiana Nomma apresenta, o espetáculo Mercedes Sosa – A voz dos sem voz, há mais de 20 anos. Esse é o show com carreira mais longeva na cena musical brasileira.
Nascida em São Miguel de Tucumã, 9 de julho de 1935, Mercedes Sosa foi uma cantora de música folclórica argentina, uma das mais famosas na América Latina. Ela faleceu em 4 de outubro de 2009.
Mercedes Sosa tornou-se uma das expoentes do movimento conhecido como Nueva Canción. Era também uma árdua defensora do Pan-americanismo e da integração dos povos da América Latina. Além de interpretar um vasto repertório de estilos latino-americanos, gravou tanto com artistas argentinos como León Gieco, Charly García, Antonio Tarragó Ros, Rodolfo Mederos e Fito Páez, quanto com estrangeiros como Chico Buarque, Raimundo Fagner, Daniela Mercury, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gal Costa, Sting, Andrea Bocelli, Luciano Pavarotti, Nana Mouskouri, Joan Baez, Silvio Rodríguez, Pablo Milanés e Shakira.
A cerimônia será realizada dia 5 de outubro, das 18h30 às 20h30, na Embaixada da República Argentina em Brasília, para convidados. Estarão presentes autoridades brasileiras e estrangeiras, representantes da cultura, turismo e imprensa.
No ano em que Argentina e Brasil celebram 200 anos de relações diplomáticas, a convite do embaixador Daniel Scioli, essa condecoração terá a presença ilustre da Ministra da Cultura, Margareth Menezes. Ela fará a entrega dessa condecoração.