França-Brasil: dois países para uma saúde única

Brazil and France flag together realtions textile cloth fabric texture

Numa escala planetária, são muitos os fatores que contribuem para aumentar os riscos de epidemias. Pode ser a multiplicação das trocas de bens e entre pessoas, as mudanças climáticas, a degradação do meio ambiente ou mesmo a ocupação de habitats naturais que acabam promovendo a aproximação entre pessoas e animais.

As recentes crises sanitárias nos lembram da interdependência existente entre a modificação do meio ambiente, da biodiversidade e as mudanças nas interações entre as espécies. Essas crises também nos alertam para a necessidade de adequar os métodos de monitoramento do surgimento de doenças e de gestão e combate às crises sanitárias epidêmicas.

Uma cooperação de longa data une as comunidades científicas francesa e brasileira em torno desses temas. Em todo o Brasil, e em toda a França, equipes científicas estão trabalhando juntas com o objetivo de propor métodos e abordagens inclusivas que compreendam a saúde de forma mais global em uma abordagem de Saúde Única/ “OneHealth”.

A Embaixada da França abre suas portas para que pesquisadores envolvidos nessa cooperação científica apresentem seus trabalhos e projetos de pesquisa. Membros do governo Brasileiro, como a Ministra da Saúde, Nisia Trindade, e representantes da sociedade civil participam dessa jornada de (re)descoberta dos excelentes resultados desta pesquisa conjunta. Quatro organizações de pesquisa francesas presentes no Brasil estarão presentes: o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), Instituto Pasteur e o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica (CIRAD).

Pesquisas a quatro mãos – Entre os projetos que serão presentados estão a colaboração entre os serviços de saúde da Guiana Francesa e do Amapá, com o objetivo de encontrar soluções conjuntas e compartilhar as melhores práticas na fronteira comum; a estratégia de implantação do Institut Pasteur no Brasil, com unidades em São Paulo e em Fortaleza, com parceiros como a USP e a Fiocruz; além de estudos sobre imunologia, arboviroses e de preservação do meio ambiente para a proteção da saúde, entre outros.

A Fábrica de Pandemias – O evento também inclui a exibição, aberta ao grande público, do documentário “A Fábrica de Pandemias”, da jornalista francesa Marie-Monique Robin, conhecida por seu jornalismo investigativo sobre temas relacionados a direitos humanos e meio ambiente. O filme foi coproduzido pelo IRD e pelo CIRAD e analisa os vínculos entre saúde e biodiversidade e, mais especificamente, os fatores por trás do surgimento de doenças infecciosas.

Serviço:

França-Brasil: Dois países para uma saúde única – evento de apresentação dos projetos da cooperação científica entre França e Brasil.

01/06/2023

Discursos de abertura: Embaixadora do Brasil Brigitte Collet e Ministra da Saúde Nísia Trindade – 8h45

Exibição do documentário – 14h30

Sala Le Corbusier da Embaixada da França – SES Av. das Nações – Lote 04 – Quadra 801.

Sair da versão mobile