Maior parceiro comercial do Brasil no Golfo e no Oriente Médio, a Arábia Saudita celebra sua data nacional todo dia 23 de setembro desde 1932 . As relações diplomáticas com o Brasil foram estabelecidas em 1968. Em 1973, o Brasil abriu a embaixada na então capital Jedah, e fomentou vários negócios e relações bilaterais. Hoje, a embaixada brasileira se encontra na capital Riyad. Em junho deste ano, foi assinado um memorando de entendimento entre o Brasil e o país árabe para aprimorar as relações bilaterais e ampliar o fluxo de turismo, assim como vários outros acordos e visitas de autoridades de alto escalão que aconteceram . Ambos os países mantém uma grande amizade e cooperação.
Em Brasília, foi realizado um almoço intimista e muito bem elaborado, onde participaram os embaixadores árabes no Brasil e amigos do país. O diplomata Sidney Leon Romeiro discursou representando o governo brasileiro enfatizando os grandes projetos sauditas, transformações e poder visionário do rei Mohammad Bin Salman e também elogiou os cidadãos sauditas e o respeito mútuo com o Brasil e afirmou que estamos no momento ápice de boas relações enfatizando a visita presidencial recente e progresso do país do golfo.
O Chefe da missão diplomática no Brasil, disse que “O Reino Arábia Saudita pretende ser através deste planejamento futurista uma nação forte e próspera, que garante que seu povo possa gozar de todas as condições e requisitos para viver prosperamente, tendo sempre a religião islâmica como uma constituição, e aplicando as políticas de moderação e tolerância. E cabe destacar que o reino sempre terá suas portas abertas para todo tipo de competências e de todos os cantos do mundo, que tenham interesse em participar desse trajeto de desenvolvimento ambicioso.
Honra-me aproveitar desta alegre oportunidade de elogiar as boas e estreitas relações que unem o Reino da Arábia Saudita com a Amigável República Federativa do Brasil, e enfatizar o desejo de ambos os países para continuar estas relações através da ativação dos Mecanismos Institucionais Diplomáticos, da iniciativa de assinar Acordos Bilaterais, com a participação em comissões mistas, e por meio das representações de ambos os países nos Fóruns Internacionais.” concluiu.