EMBAIXADA DA ITÁLIA EM BRASÍLIA PARTICIPA DO SLOW FILME 2022- FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E ALIMENTAÇÃO

cinema e alimentação, dois pilares da cultura italiana, unidos com sabedoria, espírito crítico e curiosidade pela curadoria do Slow filme 2022, no qual esta Embaixada participa com um documentário, um curta e dois filmes premiados, um dos quais é o filme de abertura.

Saber de onde vêm e como são produzidos os alimentos em nossa mesa, respeitar a sazonalidade e ter consciência de como nossos hábitos afetam o meio ambiente são alguns dos passos que podemos dar em nome da sustentabilidade do planeta. A proposta de SLOW FILME – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E ALIMENTAÇÃO caminha nesta direção.

O festival chega à 11ª edição, entre 24 e 28 de agosto, no Cine Brasília e no Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul, exibindo filmes que propõem grandes reflexões. A programação abre com a exibição de “Os Caçadores de Trufas“, produção premiada em diversos festivais, que chega à telona pela primeira vez no Brasil e que acompanha um grupo de idosos em busca da desejada trufa branca de Alba, na Região Piemonte.

Durante cinco dias, serão exibidos 22 títulos produzidos em 13 países: Itália, Brasil, França, Espanha, Austrália, Estados Unidos, Grécia, Peru, Índia, Portugal, Turquia, Finlândia e Taiwan.

SLOW FILME 2022 é uma realização da Objeto Sim Projetos Culturais e conta com a curadoria do professor e crítico de cinema Sérgio Moriconi. Tem patrocínio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal. Apoio do Espaço Cultural Renato Russo, das Embaixadas da Itália, Espanha, França e Portugal, do IFB – Instituto Federal de Brasília, Comunidade Slow Food Guardiões do Cerrado e Festival Festa do Cinema Italiano.

A entrada é franca.

PROGRAMAÇÃO DE FILMES ITALIANOS

QUARTA-FEIRA, DIA 24 DE AGOSTO

19h – “Os caçadores de Trufas” (THE TRUFFLE HUNTERS)

EUA/Itália/Grécia, 2020 84min, Livre

Direção: Michael Dweck e Gregory Kershaw

Sessão especial de abertura

O filme acompanha várias pessoas idosas que procuram o Piemonte italiano em busca da desejada trufa branca de Alba. A iguaria fica escondida nas profundezas das florestas do norte da Itália. Desejada pelos clientes mais ricos do mundo, a trufa branca permanece um mistério tão aromático quanto estranho. Não pode ser cultivada ou encontrada, mesmo com as escavadeiras mais modernas e engenhosas. Os únicos seres na Terra que sabem desenterrá-los são um pequeno grupo de cães e seus companheiros humanos de cabelos grisalhos, idosos italianos que andam com uma bengala e possuem um senso de humor perverso. Curiosamente, eles só vão em busca de trufas à noite para não dar pistas para outros como eles. No entanto, este pequeno grupo de rastreadores dá origem a um incrível mercado que abrange todo o planeta.

*O filme foi premiado nos festivais de Capri/Hollywood, American Society of Cinematographers/EUA, Cinema Eye Honors Awards/EUA, El Gouna Film Festival/Egito, dentre outros.

SÁBADO, DIA 27 DE AGOSTO

18h – “O Vegetariano” (IL VEGETARIANO)

Itália, 2019, 110min, 12 anos

Direção: Roberto San Pietro

Krishna, filho de um brâmane, mora na Itália ordenhando vacas. Esta atividade o remete à sua infância na Índia, caracterizada por um grande respeito pela natureza. Lá, quando uma vaca improdutiva está para ser abatida, ele tem que fazer uma escolha difícil: aceitar a cultura em que vive ou seguir sua consciência?

DOMINGO, DIA 28 DE AGOSTO

16h – “Omelia camponesa” (OMELIA CONTADINA)

França/Itália, 2019, 10min, 12 anos

Direção: JR e Alice Rohrwacher

Em parceria com o artista plástico francês JR, Alice Rohrwacher, uma das jovens diretoras italianas mais promissoras da atualidade (do filme “Lazzaro Felice”), filma uma ação cinematográfica com um grupo de camponeses do norte da Itália. No dia dos mortos, eles declamam textos proféticos de Pier Paolo Pasolini e Rachel Carson (do clássico da literatura ambientalista Primavera Silenciosa), numa cerimônia funerária. O defunto é a cultura milenar de milhões de pequenos agricultores que lutam todos os dias para nos manter vivos, produzindo comida e mais vida.

18h – “Neste Mundo” (IN QUESTO MONDO)

Itália, 2018, 97min, 12 anos

Direção: Anna Kauber

O documentário conta a história da vida de pastoras na Itália e é o resultado de uma jornada de mais de dois anos e 100 entrevistas com mulheres entre 20 e 102 anos. A figura do pastor, nas imagens e simbolicamente, está associada ao gênero masculino. Mas no setor de criação de ovinos e caprinos, cada vez mais mulheres optam por realizar esse trabalho tradicionalmente patriarcal. O filme conta a história dessas mulheres através da experiência da diretora, que viveu com elas e mergulhou no seu dia a dia. Os laços de amizade e carinho assim criados tornaram-se um dos fundamentos da linha narrativa íntima e espontânea das protagonistas. O documentário é, portanto, uma representação desse mundo incomum, onde a distinta abordagem feminina traz implicações na lida dos animais, protegendo sua extraordinária biodiversidade e, ao mesmo tempo, preservando as majestosas paisagens italianas das grandes altitudes.

*Prêmio de Melhor Documentário Italiano no Festival de Cinema de Turim 2018

Sair da versão mobile