Para celebrar o Dia Nacional da República Popular da China, a Orquestra de Câmara do Conservatório Central da China realiza uma importante turnê pelo Brasil em setembro, com apresentações gratuitas. A orquestra vai passar por São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. As apresentações são gratuitas e sua classificação indicativa é livre para todos os públicos.
Fundada há pouco mais de 1 ano, a orquestra está ligada ao Conservatório Central de Música, uma das mais importantes escolas de música do mundo e laboratório para onde são enviados os talentos musicais descobertos na China. A escola é um retrato da dedicação do país ao cultivo das artes, especialmente da música.
Já foi selecionada como a única orquestra de câmara para atuar em uma exibição da Excelente Orquestra Nacional da China, organizada pelo Ministério da Cultura e Turismo, e se tornou uma das dez melhores orquestras do país.
Enraizada na cultura tradicional da China, a orquestra pretende herdar e levar adiante a música chinesa, além de estimular sua vitalidade, exibindo seus estilos e características a níveis internacionais.
A estreia da Orquestra, sob regência da maestrina Chen Bing Francis, acontecerá na segunda-feira, dia 23 de setembro, às 21h, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
Em seguida, o conjunto se apresentará duas vezes em Brasília. No dia 24 de setembro, às 20h no Teatro da Universidade Paulista-UNIP e no dia 25 de setembro por ocasião da Recepção da Data Nacional da China promovida pela Embaixada da China no Brasil fechando assim com chave de ouro a sua passagem pela capital.
A Orquestra encerrará a sua turnê pelo Brasil na cidade do Rio de Janeiro, no dia 26 de setembro em apresentação às 20h, no Teatro Carlos Gomes.
Os concertos, que antecedem as comemorações do 70º aniversário da fundação da República Popular da China, têm produção da Dell’Arte Soluções Culturais e realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania – Lei de Incentivo à Cultura e Pátria Amada Brasil Governo Federal. O patrocínio é da CPFL Energia e State Grid Brazil Holding.