A Embaixada das filipinas em Brasília comemorou ontem, 13 de junho, os 121 anos de independência do país, em uma recepção em Brasília com a presença de embaixadores brasileiros, estrangeiros e membros da comunidade que residem em Brasília. A festa aconteceu na sede da embaixada com a presença de um coral brasileiro que cantou os hinos brasileiros e filipino.
Em seu discurso, a Embaixadora das Filipinas Marichu Mauro, enfatizou que as relações diplomáticas entre Brasil e Filipinas, que começaram em 1946, são excelentes e agradeceu o Itamaraty por aceitar suas ideias e trabalhar em conjunto sempre para a cooperação entre os dois países. “Nós temos cooperado nas áreas de agricultura, defesa, e a ligação cultural e histórica em comum fortalecem os calorosos e cordiais laços existentes entre nossos países, o Brasil é o nosso maior parceiro comercial na América do Sul” concluiu a embaixadora.
As relações entre Brasil e Filipinas visam o comércio mútuo e investimento. As relações são não só comerciais e econômicas, mas também históricas e culturais, uma vez que faziam parte da União Ibérica e compartilham o uso de línguas de origem ibérica como o português (Brasil) e espanhol (Filipinas). Os dois países têm trabalhado para a paz, resolução pacífica de conflitos, desenvolvimento econômico e social, o direito à auto-determinação dos povos, a descolonização, a igualdade e a condenação da discriminação racial e do terrorismo.