Esteve em Brasília para ministrar uma palestra durante o evento” Design Criativo” que aconteceu esta semana , no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, a arquiteta espanhola, Ayara Mendo. O Brasília in Foco através do apoio da embaixada da Itália no Brasil conseguiu uma entrevista com ela , que hoje reside na cidade do Rio de Janeiro.
Sobre a Arquiteta:
Ayara nasceu na Espanha, na cidade de Salamanca e viveu e estudou em Alicante, passando uma parte de sua vida também em Barcelona. Hoje vive e trabalha no Rio de Janeiro, onde é coordenadora do curso Master Design de Espaço no Instituto Europeu de Design. Ayara veio á Brasília a convite da embaixada da Itália para palestrar sobre a história da arquitetura da sede da embaixada e nos contou detalhes muito peculiares e interessantes.
Entrevista com Ayara Mendo:
Fabiana Ceyhan- Ayara, conte-nos um pouco sobre a sua vida, sobre a sua chegada ao Brasil e sobre a Arquitetura
-Desde pequena sempre fui uma pessoa muito criativa, que desenhava muito bem, ganhava prêmios na escola e tinha muita curiosidade de conhecer coisas diferentes, até que , com a influência do meu pai, que estudou arquitetura e acabou não concluindo o curso , decidi estudar arquitetura. Estudei arquitetura em Alicante, na Espanha, já em Alicante a formação foi muito interessante pois a proposta já era da superação do paradigma do modernismo, já estávamos em fase de superar o discurso tradicional. Depois me mudei para Barcelona, e nesta passagem por Barcelona eu tive uma relação multicultural com o mundo e conheci várias pessoas de diferentes origens. Dividi moradia com japoneses, africanos, europeus de outros países e isso transformou o meu olhar, comecei a ver o mundo sob diferentes aspectos e conceitos, vivi a pluralidade das culturas e gostei das diferenças.
Arquitetura na Espanha: O curso de arquitetura na Espanha habilita o profissional a construir prédios e assinar o projeto de toda a obra, diferente do Brasil , onde é necessário que um engenheiro civil seja o responsável pela obra. A Arquitetura envolve a matemática, conhecimento científico pois estamos tratando de estruturas, mas há também a arte, a poesia e através dela modificamos os espaços e adequamos este espaço para que as pessoas possam se sentir bem naquele ambiente.
Fabiana Ceyhan- Explique-nos sobre o conceito de Design Criativo
Ayara-
Em suma, devemos compreender profundamente a origem do material para projetar a partir de sua originalidade. Eficiência significa aplicar uma racionalidade geométrica máxima ao pensamento espacial, perceber que a supressão de medidas possíveis possibilita a redução do detalhe na sua mínima expressão. Ao mesmo tempo, mediante a omissão de tamanhos e dimensões também reduzimos o desperdício do material. Sustentabilidade
compreendida com base no uso eficiente da matéria-prima: suas medidas, geometrias e detalhes construtivos são pautados pela racionalidade da sua própria essência. Quando todas as medidas estão em relação se constrói um sistema de medidas. A condição de um único material não significa uma ação inibidora das diferenças, pelo contrário, é uma oportunidade para incorporar nuances ou até mesmo novos contrastes que enfatizam os limites espaciais e agrupamentos geométricos. Temos um exemplo na própria natureza, é bom olhar sempre a natureza, e o caso mais comum é o exemplo do ovo onde um casca fina que sustentente a carga interior , a casca sustenta como a estrutura, temos que entender as formas da natureza, pois ela nos revela muitas coisas.
Fabiana Ceyhan- Sua percepção e opinião sobre o Rio de Janeiro:
Ayara-
O Rio, como o Brasil tem diferentes lógicas, não tem uma ordem que controla o espaço, mas mesmo assim as coisas funcionam . A cidade tem uma potência geográfica enorme , o encontro entre a montanha, a àgua e a terra, é onde nasce a beleza do local. Uma relação de amor , sou apaixonada pelo Rio , desde a primeira semana. O Rio tem todas as questões de diferentes lógicas, sincretismo , diferentes matrizes. O Rio tem uma série de belezas que não é uma cidade ordenada, quadrada, planejada, como muitas cidades europeias, até mesmo por causa da própria geografia da cidade, mas o Rio condensa uma série de mundos diferentes que convivem juntos . A cidade Tem muitos problemas a que precisam de solução, mas é um lugar que inspira a criação, a criação vem da diferença , de diferentes ideias e diferentes pensamentos e pessoas que vivem juntas.Se todos tivessem a mesma opinião, e pensassem da mesma forma, não existiria a criação, a criação nasce nas divergências de opiniões
Fabiana Ceyhan – Sua Opinião sobre Brasília:
Ayara-
Uma cidade totalmente diferente e interessantíssima para os arquitetos. Lúcio Costa criou uma narrativa onde juntou a arquitetura barroca, colonial com o modernismo é uma narrativa própria brasileira que cria Brasília. A construção da capital foi necessária para colocar ordem e dar uma identidade ao país , a arquitetura traz todas as questões de funcionalismo, de vegetação propriamente brasileira. Brasília tem uma arquitetura moderna brasileira própria. Dentro do modernismo não existe nada como Brasília, que é realmente uma cidade muito interessante.
Fabiana Ceyhan: Por favor fale um pouco sobre o prédio da embaixada da Itália e a sua construção:
Ayara-O Governo Brasileiro cedeu os lotes para as Embaixadas á época , porém pediu que a construção fosse adequada á modernidade da cidade e de seu projeto. O governo Italiano convidou o engenheiro e arquiteto Italiano Pier Luigi Nervi que foi o responsável pelo projeto.
Luigi patenteou seus métodos de construção no período da segunda guerra , pois só poderia construir com produtos de origem italiana devido a dificuldade em importar produtos de outros países, sendo assim ele criou o ” concreto armado “.
O projeto de Luigi , hoje sede da embaixada, foi encomendado em 1969 e entregue em 1974, e depois uma construtora brasileira ,a Irfasa concluiu o trabalho, em mais ou menos 3 anos, no entanto, eles acompanharam toda a obra, o studio Nervi(Empresa de Engenharia e arquitetura) com os filhos de Pier Luigi, que também eram engenheiros e arquitetos. N aquela época não se falava em sustentabilidade, mas o Luigi já trabalhava com esta ideia , porém com outra denominação.
Trazer a questão de como a sustentabilidade é importante , pois muitos pensam que dentro da arquitetura ela é entendida como um acessório final , porém o design criativo fala de eficiência , “Quando o design incorpora a eficiência ” . A sustentabilidade deve estar presente desde o início da obra , e na decisão do uso de materiais. È importante trazer o conceito de eficiência desde o início do projeto, no processo criativo e este era o conceito dele, desde a década dos anos 30, ele trabalhou com o concreto armado de uma forma totalmente eficiente. Luigi chamou a atenção do mundo inteiro quando construiu o Estádio Artêmio Franchi na cidade italiana de Florença.
Com sua ultima obra, ( O prédio da embaixada),Nervi consolida sua principal contribuição ao movimento moderno, uma atitude rigorosa frente ao conhecimento da técnica. O processo criativo de Nervi é pautado pelo conhecimento continuo da matéria; em cada projeto ele implementou e experimentou uma original proposta estrutural. Nervi incorpora a eficiência nos seus projetos, que se concretiza na racionalidade geométrica do seu pensamento espacial. A partir deste exemplo será abordada uma concepção de sustentabilidade com base no uso eficiente da matéria prima.
Fotografia: Cidália Varela
Sobre o Arquiteto e suas obras:
Pier Luigi Nervi (Sondrio, 21 de junho de 1891 — Roma, 9 de janeiro de 1979) foi um engenheiro civil italiano.
Estudou na Universidade de Bolonha, onde qualificou-se em 1913. Lecionou engenharia da Universidade de Roma “La Sapienza”, de 1946 a 1961.
- Estádio Artemio Franchi, Florença (1931)
- Exhibition Building, Turim, Itália (1949).
- Sede da UNESCO headquarters, Paris (1950) (em colaboração com Marcel Breuer e Bernard Zehrfuss)
- Torre Pirelli, Milão (1950) (em colaboração com Gio Ponti)
- PalaLottomatica, Roma (1956)
- Palazzetto dello Sport, Roma (1958)
- Estádio Flamínio, Roma (1957)
- Palazzo del Lavoro, Turim (1961)
- Palazzetto dello sport, Turim (1961)
- Chiesa del Sacro Cuore, Florença (1962)
- Paper Mill, Mântua, Italy (1962)
- George Washington Bridge Bus Station, Nova Iorque (1963)
- Tour de la Bourse, Montreal (1964) (em colaboração com Luigi Moretti)
- Field House at Dartmouth College
- Thompson Arena at Dartmouth College (1973–74)
- Cathedral of Saint Mary of the Assumption, San Francisco, California (1967) (em colaboração com Pietro Belluschi)
- Paul VI Audience Hall, Vatican City (1971)
- Australian Embassy, Paris (1973), engenheiro consultor
- Good Hope Centre, Cidade do Cabo (1976) por Studio Nervi, an exhibition hall and conference centre, with the exhibition hall comprising an arch with tie-beam on each of the four vertical facades and two diagonal arches supporting two intersecting barrel-like roofs which in turn were constructed from pre-cast concrete triangular coffers with in-situ concrete beams on the edges.
- Norfolk Scope, Norfolk (Virgínia) (1971)