O ministro Aloysio Nunes Ferreira inaugurará, às 19 horas desta terça-feira, 10 de abril, a exposição “Desenhando para um Palácio”.
A exposição traz cerca de 100 peças de mobiliário e design gráfico, do século XVIII ao XX, reunidas pelo Itamaraty com o objetivo de compor ambientes de trabalho e de recepção representativos do melhor do desenho industrial e da manufatura brasileiros. A maior parte do acervo está sendo exposta pela primeira vez ao público.
Entre os destaques da mostra estão: a reconstituição do gabinete do ministro das Relações Exteriores, tal como desenhado pelo arquiteto Sérgio Rodrigues em 1967; uma linha do tempo com a história do mobiliário no Brasil desde o século XVIII, com peças originais; o mobiliário palaciano e convivial de Bernardo Figueiredo; tapetes art déco sobre temas indígenas de Fernando Correia Dias; o design de luz de Lívio Levi; e o primeiro computador do Itamaraty, adquirido na década de 1970.
Com a assunção do Barão do Rio Branco como chanceler, em 1902, o Ministério das Relações Exteriores iniciou uma política de investir no design e na arquitetura como instrumentos da diplomacia. A exposição destaca três momentos históricos dessa política: as obras e aquisições realizadas por Rio Branco no Palácio Itamaraty do Rio de Janeiro para a Conferência dos Estados Americanos de 1906; a grande reforma administrativa e arquitetônica realizada por Maurício Nabuco e Rodolpho Siqueira na gestão Octávio Mangabeira (1926-1930); e a construção do Palácio Itamaraty em Brasília, que envolveu a criação de cerca de 40 modelos exclusivos. O acervo está organizado segundo as três funções clássicas do diplomata: representar, informar e negociar.
A exposição apresenta ainda documentos e fotografias inéditos, descobertos nos arquivos históricos do Ministério das Relações Exteriores, em instituições parceiras, como o Instituto Moreira Salles e o Instituto Sérgio Rodrigues, e em arquivos particulares.
Realização: Fundação Alexandre de Gusmão e Comissão RE50
Serviço: Palácio Itamaraty – Esplanada dos Ministérios, bloco H (entrada lateral, voltada para o Ministério da Saúde)
A exposição ficará aberta ao público de 11 de abril a 27 de maio
O acesso se faz com visitas guiadas de 50 minutos, em português, inglês e francês
Dias úteis: visitas às 9, 10, 11, 14, 15, 16 e 17h
Fim de semana: visitas às 9, 11, 14, 15 e 17h
Em razão do grande número de visitantes, recomenda-se fazer reserva por e-mail (visita@itamaraty.gov.br) ou pelo telefone (61) 2030-8051 (atendimento em dias úteis, das 9h00 às 17h00).
Em dias de eventos no Palácio Itamaraty alguns horários de visitação podem ser suspensos.
Saiba mais sobre as regras de visitação em:
http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/visite-o-itamaraty